quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Indicação dos principais aspectos que tornam a escola eficaz
O caminho para determinar a eficácia de uma escola, perpassa pela valorização e busca do comprometimento de todos, no desempenho de sua função. O processo que promove e fortalece o comprometimento do coletivo da escola, se efetiva a partir da aplicação dos princípios básicos para a promoção da uma gestão eficaz e democrática, tais como: senso de missão, autonomia pedagógica, pedagogia do sucesso, utilização adequada do tempo, participação da comunidade, administração dos recursos de maneira responsável e transparente, além, de buscar firmar parcerias com a comunidade local e pais no intuito de a qualidade dos serviços prestados. A Escola Vitória Mota Cruz tem como princípio de uma proposta de ensino participativa, criativa, centrada em uma aprendizagem significativa para o aluno. Direciona para uma autonomia pedagógica através de pequenos projetos realizados dentro e fora da sala de aula, como o projeto “Vitória em Ação”, que busca fortalecer a integração da escola com a comunidade através de atividades oferecidas aos alunos e a comunidade em geral. Este projeto conta com a participação de pessoas da comunidade, que se envolvem como amigo da escola, em fanfarra, cursos preparatórios de Português e Matemática, escolas de futebol de salão, curso básico de informática, realizado em parceria com Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR, dentre outros. Criando e fortalecendo laços de amizade e respeito entre funcionários da escola, alunos e a comunidade. Oportunizar ao jovem, momentos de reflexão e discussão sobre assuntos de relevância como é o caso da corrupção que assola o nosso país, cada dia mais presente e banalizada; a destruição da natureza, de maneira desenfreada e criminosa; a importância da leitura para a formação do indivíduo, a necessidade de assumir uma postura solidária e cooperativa para o com o próximo, dentre outros temas relevantes e urgentes é de grande contribuição para que os alunos se percebam como atores do processo de aprendizagem e não apenas como expectadores da realidade que o cerca. A escola tem também como princípio orientar e direcionar os alunos para que estes criem mecanismos que os possibilitem o exercício da cidadania, através de atividades que promovam e valorizem sua participação, expressão verbal e artística e poder de liderança. O tempo escolar é valorizado e utilizado por todos de forma a garantir o efetivo trabalho de sala de aula e/ou extra classe durante os 200 dias letivos e 800 horas.
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