quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Identificação da Escola

Nome: Escola Estadual Vitória Mota Cruz
Endereço: Zacarias Mendes Ribeiro - 1344
Bairro: Paraviana
Município: Boa Vista
Estado: Roraima
CEP: 69.301-970
Telefone: (95) 3623-5432
Diretora: Idaiony Teixeira
Localização/Zona: URBANA
Portaria de autorização/credenciamento: PARECER Nº 19/84 DE NOVEMBRO DE 1987

Histórico da Escola Estadual Vitória Mota Cruz

A Escola Estadual Vitória Mota Cruz está localizada na Rua Zacarias Mendes Ribeiro, nº. 1344 – Bairro Paraviana, município de Boa Vista-RR, mantida pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desporto. Foi criada através do Decreto nº.79/07 de novembro de 1986, publicado no Diário Oficial nº. 227, autorizada a funcionar no mesmo ano e posteriormente reconhecida e aprovada pelo Parecer nº. 19/84 de novembro de 1987. A referida instituição de ensino iniciou suas atividades de acordo com as normas legais vigentes, no ano de 1986, com atendimento de 1º grau abrangendo as turmas de 1ª a 8ª séries. Em 1998 foi criada uma turma de alfabetização. Em 1998 foram implantadas duas turmas de aceleração de 5ª/6ª e 7ª/8ª séries, com objetivo de reduzir o índice de distorção idade/série. As referidas salas de aceleração funcionaram até o ano 2000. De 2001 a 2005, buscando atender aos alunos oriundos de uma escola em reforma, este estabelecimento de ensino passa a oferecer Educação de Jovens e Adultos, nos turnos vespertino e noturno. De 2004 a 2005 em função de uma reorganização promovida pela Secretaria de Estado da Educação, os alunos de 1ª a 4ª série foram remanejados para escolas do seu entorno, restringindo o seu atendimento às séries finais do Ensino Fundamental. Em 2006 volta a oferecer as duas fases do Ensino Fundamental, o que vem acorrendo até os dias atuais.
A escola recebeu este nome em homenagem à professora Vitória Mota Cruz, conhecida como Tia Santa, que nasceu no dia 06 de maio no ano de 1897, nesta cidade, na época denominada Vila de Boa Vista do Rio Branco, Estado do Amazonas. Aos três anos de idade ficou órfã de mãe, passando a ser criada por seu irmão mais velho Vitor da Silva Mota e sua esposa Clotilde de Lima Mota. Aos 18 anos casou-se com Salomão Matroniano de Souza Cruz e da união do casal nasceram sete filhos. A professora Vitória Mota Cruz foi educadora vocacional na fazenda onde viveu, alfabetizou dezenas de adultos, adolescentes e crianças. Sua vocação cristã, solidária e caridosa, levou-a a adotar crianças órfãs e pobres que só deixaram sua companhia quando adultas e casadas. Atitudes como estas contribuíram para o recebimento do apelido de “tia Santa”.
No dia 23 de agosto de 1984, aos 87 anos Tia Santa faleceu, deixando três filhos homens vivos e mais de vinte netos e um legado no campo educacional que muito contribuiu para a história da educação do Estado.

Organização do espaço e tempo escolares

Organização para elevar a qualidade do ensino

Dentro do espaço físico escolar, os ambientes são organizados conforme as necessidades educacionais existentes. Temos dez salas de aula, atendendo no turno matutino e vespertino 385 alunos do Ensino Fundamental.
Para o desenvolvimento das atividades escolares, dispomos de:
 Sala de Informática como recurso tecnológico que subsidia o aprendizado dos alunos;
 Sala de Recursos Multifuncional que atende os alunos com Necessidades Educacionais Especiais;
 A Biblioteca como fonte de pesquisa e ampliação do conhecimento;
 A quadra de esportes com área coberta para a realização das práticas desportivas e recreativas, bem como, aulas de educação física;
 O pátio da escola, com área coberta que serve para ensaios, momento do recreio e apresentações dos trabalhos escolares. Neste espaço, também são realizadas as reuniões de pais e mestres que ocorrem bimestralmente.
A prática educativa é desenvolvida através de projetos pedagógicos, objetivando o trabalho interdisciplinar como meio de facilitar o desenvolvimento integral do educando, cujas ações são realizadas pela comunidade escolar.
Os eventos culturais acontecem com frequência. Anualmente, é comemorado a aniversário da escola, são celebradas algumas datas comemorativas e é realizado o projeto social “Vitória em Ação, Vitória na Educação”, com o apoio de entidades sociais. Neste evento, há total participação da comunidade escolar nas atividades executadas. A escola conta com a participação dos colaboradores do evento com a prestação de serviços, como a Faculdade Cathedral, que prestou assessoria na área jurídica e financeira, seus farmacêuticos com serviço de aferição de pressão e medidas da glicose, e também profissionais dos setores da beleza e estética.

Sala de Recursos Multifuncional

Biblioteca

Quadra de esportes

Pátio da escola

Linhas Básicas do Projeto Político Pedagógico da Escola

O Projeto Político Pedagógico estabelece-se como o principal instrumento para a implementação de uma gestão participativa nas escolas públicas, como tal, defende e promove a organização da comunidade escolar na busca de uma maior atuação dos organismos internos do colegiado. Para assegurar que os objetivos, metas e ações sejam definidas pelo coletivo, de forma a contribuir para o bom desempenho da função educativa e social da escola.
Considerando o exposto, a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Vitória Mota Cruz, como sendo o principal instrumento de democratização, por legitimar todas as ações e práticas desenvolvidas na escola, está sendo elaborado em uma perspectiva democrática, buscando promover o comprometimento do seu coletivo, de modo a garantir o envolvimento de toda a comunidade escolar. Enquanto o Projeto Político Pedagógico encontra-se fragmentado em fase de conclusão, a escola desenvolve suas ações com o Plano de Gestão, que foi elaborado com a participação de toda a comunidade escolar.
Este plano tem por finalidade nortear e direcionar as atividades a serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo, definindo, portanto, as ações com seus objetivos e metas a serem alcançadas, bem como, o período de realização, os recursos a serem utilizados e os responsáveis por cada ação, fortalecendo a integração entre os diversos setores da escola e a comunidade, de maneira que todos assumam uma postura de comprometimento e responsabilidade com o bom andamento da instituição de ensino, objetivando minimizar as dificuldades e elevar o desempenho acadêmico de cada educando.

Participação dos alunos das 4ªs séries no PROERD - Programa de Erradicação às Drogas

Indicação dos principais aspectos que tornam a escola eficaz

O caminho para determinar a eficácia de uma escola, perpassa pela valorização e busca do comprometimento de todos, no desempenho de sua função. O processo que promove e fortalece o comprometimento do coletivo da escola, se efetiva a partir da aplicação dos princípios básicos para a promoção da uma gestão eficaz e democrática, tais como: senso de missão, autonomia pedagógica, pedagogia do sucesso, utilização adequada do tempo, participação da comunidade, administração dos recursos de maneira responsável e transparente, além, de buscar firmar parcerias com a comunidade local e pais no intuito de a qualidade dos serviços prestados. A Escola Vitória Mota Cruz tem como princípio de uma proposta de ensino participativa, criativa, centrada em uma aprendizagem significativa para o aluno. Direciona para uma autonomia pedagógica através de pequenos projetos realizados dentro e fora da sala de aula, como o projeto “Vitória em Ação”, que busca fortalecer a integração da escola com a comunidade através de atividades oferecidas aos alunos e a comunidade em geral. Este projeto conta com a participação de pessoas da comunidade, que se envolvem como amigo da escola, em fanfarra, cursos preparatórios de Português e Matemática, escolas de futebol de salão, curso básico de informática, realizado em parceria com Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR, dentre outros. Criando e fortalecendo laços de amizade e respeito entre funcionários da escola, alunos e a comunidade. Oportunizar ao jovem, momentos de reflexão e discussão sobre assuntos de relevância como é o caso da corrupção que assola o nosso país, cada dia mais presente e banalizada; a destruição da natureza, de maneira desenfreada e criminosa; a importância da leitura para a formação do indivíduo, a necessidade de assumir uma postura solidária e cooperativa para o com o próximo, dentre outros temas relevantes e urgentes é de grande contribuição para que os alunos se percebam como atores do processo de aprendizagem e não apenas como expectadores da realidade que o cerca. A escola tem também como princípio orientar e direcionar os alunos para que estes criem mecanismos que os possibilitem o exercício da cidadania, através de atividades que promovam e valorizem sua participação, expressão verbal e artística e poder de liderança. O tempo escolar é valorizado e utilizado por todos de forma a garantir o efetivo trabalho de sala de aula e/ou extra classe durante os 200 dias letivos e 800 horas.

Participação de alunos em campanhas

Buscando despertar nos alunos o senso crítico e a sensibilização para os problemas ambientais, sociais, a banalização da corrupção, cada vez mais presente em todas as esferas da sociedade, e fortalecer o interesse pela leitura, a escola desenvolveu projetos, gincanas e incentivou a participação dos alunos em concursos voltados para os temas acima citados.
Em parceria com órgãos colegiados, instituições públicas, comércio local e demais segmentos sociais, a escola organizou junto aos alunos uma gincana para arrecadação de alimentos, obtendo o 1º lugar na categoria Escolas de Médio Porte da rede pública estadual de ensino, no concurso realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Humana, em comemoração ao Dia do Estudante.
Os discentes deste estabelecimento de ensino mereceram também destaque por sua brilhante e efetiva atuação no concurso com o tema: Construindo um Ambiente Saudável, visando despertar nas crianças, adolescentes e jovens da nossa capital o interesse e o senso de responsabilidade para com o meio ambiente. Houve o envolvimento dos alunos em todos os níveis e a escola alcançou um excelente resultado, nas três categorias (Confecção de Cartazes, Redação e Elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Das nove premiações possíveis, a escola ganhou cinco.
Houve também a participação de alunos em concursos que os levavam a refletir sobre temas como corrupção e a importância do hábito da leitura para o pleno desenvolvimento do ser humano. Nas duas situações, a escola obteve resultados significativos:
· A aluna Rayara Cardoso, da 7ª série, sob orientação da professora de Português, Sandra Medeiros, foi vencedora no 2º Concurso de Desenho e Redação - Tendo concorrido na categoria Redação - o qual abordava o tema: “O que você tem a ver com a Corrupção?”

· O aluno Andrey Barbosa, da 8ª série, venceu o concurso de Frases da Promoção “SUPER para todos”, da Revista Siperinteressante, graças ao incentivo da professora responsável pela Biblioteca da escola, do turno vespertino, que percebeu o interesse do aluno pela leitura e em especial pela revista.

Sem dúvida, as premiações são de grande relevância para a comunidade Vitória Mota Cruz, em especial para alunos e professores que se empenharam e não mediram esforços para que a escola fosse bem representada e conquistasse lugar de destaque. No entanto, o mais importante é despertar em cada um dos participantes um espírito de colaborador e co-responsável na luta pela superação de problemas que atingem a todos, com mais freqüência a cada dia.
Alguns projetos desenvolvidos:
  • Projeto Ensino Religioso: Realizado com o objetivo de levar aos alunos conhecimentos, consideração e valorização do pluralismo religioso presente em nossa sociedade;
  • Projeto Leitura Diária: A iniciativa de desenvolver este projeto deu-se devido à constatação de que a falta do hábito de leitura é indicador negativo em vários aspectos da aprendizagem entre boa parte dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Vitória Mota Cruz. Além desse aspecto escolar, verifica-se também que a falta de hábito sistemático da leitura dificulta o exercício mais pleno de cidadania em diversas situações. O presente trabalho foi escolhido pela necessidade de formar leitores que valorizem o ato de ler por prazer;
  • Projeto Amigos do Lixo: Este projeto de intervenção propõe uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental e despertar os alunos para que possam agir corretamente no processo de preservação colaborando com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.